segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jogos musicais

Os jogos tem tido grande espaco na vida das pessoas, jovens, criancas e adultos.
Ha quem pense que os jogos nao servem para nada a nao ser para perda de tempo.Se pensa assim esta enganado.
Os jogos colaboram muito na educacao, pois o ludico faz com que as pessoas aprendam brincando,de uma maneira mais tranquila e que traz o espirito saudavel de competicao, uma competicao saudavel nao e nada menos que se aprender brincando.
Com o jogo e suas regras o individuo passa a respeitar o limite dos outros e o seu proprio, passa a observar os limites ditados ali, sendo que isso tambem colabora no seu dia a dia no trabalho,sala de aula e ate mesmo com os amigos em sua interacao.
Os jogos na musica tem um vasto caminho.
Temos jogos digitais para educacao musical mas tambem existem os jogos que nao sao os digitais nos quais os individuos podem manusear suas pecas,como num tabuleiro ou jogo de cartas por exemplo.
Seja para se aprender as notas musicais, historia da musica, os naipes de instrumentos musicais e os intrumentos, suas constituicoes etc o jogo e muito bem recebido nas aulas de musica para qualquer idade.
Ele colabora para uma melhor aprendizagem e apreciacao musical.O aluno que em suas aulas o professor de musica utiliza em parte da aula jogos para explicar tanto a teoria como a pratica musical tem a sua aula mais divertida e diferente, ela nao se torna uma cobranca e tambem sempre instiga a investigacao e estudo nos educandos.
Em minhas pesquisas sobre materiais didaticos que poderiamos trabalhar em sala de aula tenho me aprofundado nas pesquisas sobre quais e como aplicar determinados conteudos das aulas de musica por meio de jogos.
Estarei postanto aqui os jogos que foram por mim elaborados, podem ser adquiridos por pedagogos musicais ou por pais que desejam ensinar seus filhos ou ate mesmo para estudantes de musica.
Aguardem as novidades que estao por vir!
patyc.andrade@gmail.com

Nenhum comentário: